Total de visualizações de página

sábado, 7 de maio de 2011

Mudando um pouco de assunto...

   Hoje completa um mês o Massacre de Realengo, ocorrido no dia 7 de abril de 2011 na escola municipal Tasso da Silveira no bairro de Realengo na capital Rio de Janeiro. 12 crianças foram assassinadas por Wellington Menezes que também cometeu suicídio. O que levou o jovem Wellington a cometer tal brutalidade? O mais provável foi o fato do jovem ter sofrido Bullying na adolescência durante o período que estudou na escola.

   Nunca se falou tanto de bullying como nos dias de hoje, e no caso de Realengo foi preciso acontecer uma tragédia, foi preciso crianças inocentes perderem a vida para que algo fosse feito. Talvez vocês possam me julgar mal pelo que vou dizer agora, mas pra mim o jovem Wellington foi só mais uma vítima deste sério problema, os verdadeiros responsáveis pelo massacre foram aqueles que o humilharam, não tiveram respeito por ele, estes sim deveriam se sentir culpados, e não ter uma só noite de bom sono ao pensar que se não tivessem feito isto, talvez tivessem evitado o sentimento de vingança do Wellington. Também não estou dizendo que um massacre, um atentado seja a solução dos problemas, mas parece que no nosso país é preciso disso para que se tome alguma providência, as vezes nem isso é suficiente. Fazendo um paralelo a greve, acho que o governo tá esperando que uma tragédia ocorra para poder tomar providências. Mas enfim, se eu for citar todos os problemas vocês não terão nem coragem de ler o texto de tão enorme que ficará.

   Mas por outro lado o assunto bullying está muito banalizado, tudo é justificado com isso, sempre soube o que era, apresentei trabalhos sobre tal assunto, etc. Nos dias atuais o assunto está muito banalizado, tudo é motivo de bullying, isso acaba atrapalhando, é como tratar de pessoas que dizem sofrer de transtorno bipolar mas não ser nada grave(devido a popularidade que o distúrbio atingiu depois um tempo). É preciso ter atenção, quando se trata de crianças é até natural algumas brincadeiras e acredito que é preciso saber rir de si mesmo, tudo depende da entonação, do jeito que se fala. Como diria Augusto dos Anjos:
"A mão que afaga é a mesma que apedreja" (mas tentem enxergar a frase na ordem contrária, acho que facilita o entendimento). Enfim, crianças brigam e se reconciliam a todo instante. Quando falarmos de bullying temos que saber reconhecer o que é realmente prejudicial e o que é natural. E nunca fechar os olhos para o verdadeiro problema, sempre respeitando
as diferenças evitando que mais um massacre como o de Realengo aconteça.

Obs: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying Leiam, apesar de ser da wikipedia e muita gente não valorizar tem coisas bem interessantes.

4 comentários:

  1. Que iniciativa maravilhosa este blog. Sinto-me orgulhosa por ser professora neste momento. Obrigada pelo apoio.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que tem professores lendo nosso blog. Obrigada pelas visitas e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minha cara,

    o blog de vocês é referencia para sondarmos a opinião dos estudantes que não estão no balaio do roberto

    ResponderExcluir