Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Relatos da Quarta



   Enquanto acabava mais um intervalo na escola, de repente vimos centenas de alunos de outras escolas estaduais indo em direção ao Liceu Maranhense. Mais um protesto. Mais uma vez os alunos criam coragem e vão de encontro ao triste governo do estado. Pelo visto, queriam nosso apoio e nossa voz. Pedir sabem o quê caros leitores? Aula. Que lugar é esse onde os alunos precisam sair de suas escolas e chamar a atenção das autoridades para fazer um simples, mas vergonhoso pedido? Infelizmente, por motivos não explicados, não fomos liberados a participar do movimento. Enquanto esses alunos de diversas escolas da capital, como CEGEL, por exemplo, estavam na porta do Liceu, nós estávamos lá dentro, nos perguntando: Aonde isso vai parar? Professores e alunos, ambos reivindicando valores negados por um bem comum: o governo. E mesmo assim, tais direitos nossos, que são deveres deles, continuam sendo camuflados de meios tão absurdos que vão muito além de uma simples negociação.

   Mesmo com o Liceu Maranhense tendo aula, não normalmente (é claro), a greve dos professores continua SIM. Neste exato momento, inclusive, há educadores acampados na porta da SEDUC esperando a boa vontade do governo estadual em negociar os direitos que não são apenas dos professores, mas são NOSSOS também.

   Ainda hoje, houve pela manhã uma reunião entre o corpo docente da escola onde discutiram a seguinte posição: parar ou não. Em meio a diversas discurssões e opiniões, foi decidido que nos dias 05 e 06 desse mês, os professores vão parar suas atividades e apoiar a sua classe. Mas foi decidido também que, é critério do educador se ele vai ou não para a escola. Portanto, não sabemos quais professores irão aderir a essa rápida, mas importante paralização.

   Uma coisa é certa. Enquanto os professores fazem reivindicações que só nos favorecem, o governo apenas finge que não ouve. E então? De que lado você está? Da corrupção ou da justiça? É claro que a greve nos prejudica de uma forma discomunal, mas o que podemos fazer se no Maranhão tudo é mais difícil?

Professores: Seus direitos, são nossos direitos. Seus deveres, são nossos também. Então, se essa é a sua causa, essa também será NOSSA causa.

Se você é aluno do Liceu, amanhã e depois não haverá aula normalmente. A previsão é três ou menos horários. Se você não estiver afim, não vá. Mas se você possui espírito de protesto, sede de justiça, vá na escola e apoie aqueles que tanto nos apoiou: os professores.


4 comentários:

  1. Nao sei qual professor ou sindicato apoia os alunos, pois nao vejo reivindicação em relaçao aos alunos e sim a interesses pessoais e politicos.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, que postagem mais linda! Me emocionei quando li e isso me dá força pra continuar lutando. Tive meu dinheiro descontado, tô devendo Deus e todo mundo, sofrendo pressão de diretores, alunos, colegas, sociedade, mas lendo esse post me senti revigorada, como é importante pra nós o apoio dos nossos alunos, porque só eles(vocês) é que compartilham conosco as angustias de uma educação sem melhorias, sucateada. Governo, secretários, diretores não estão nas salas de aulas todos os dias passando por dificuldades inúmeras como estão os alunos e os professores. É importante destacar que essa LUTA É NOSSA, e que infelizmente não precisamos de vcs SÓ EM 3 DIAS, mas até conseguirmos a NOSSA vitória! Muito feliz de saber que nossos alunos não são cegos aos problemas da nossa educação.

    ResponderExcluir
  3. Toda greve é politica pois somos seres politioos. Mas nossa greve não é partidária, é por direitos surrupiados. Queremos uma educação com salas mais arejadas e alunos motivados. Queremos ser valorizados depois de tanto estudo, um salario digno e um ambiente de trabalho favorável. Não se aguenta mais salas superlotada, escolas caindo aos pedaços, sem ventilador, sem agua potável, sem vigias para a segurança interna, sem papel para xerox, sem carteiras confortaveis para o aluno que passa em media 4 horas em sala de aula. Nossa é greve é pelo bem de todos e precisamos de vocês alunos que são os maiores prejudicados com essa paralização. Não se deixem levar por gremios comprados, apareçam no acampamento e conversem com quem está lá pegando sol e chuva e vcs verão que a greve é justa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, colegas blogueiros
    Quero parabenizá-los pelo espaço de publicação dessa nossa querida escola por parte de alunos e também manifestar meu apoio aos mestres que são os nossos tão sofridos professores. Sem eles não poderíamos nos preparar tão facilmente para a vida contemporânea.
    Por isso, também quero dizer ao colega anônimo que os alunos possuem sim várias entidades representativas, como a UMES, a UBES a UNE, entre outras. Acontece que algumas delas, são manipuladas por interesses partidários, isto é, não verdadeiramente políticos. Prova disso é a tentativa de um deputado inescrupuloso usar a nós alunos, principalmente do LICEU, como massa de manobra. Ele ele não conseguiu me iludir, mas infelizmente muitos dos nossos colegas se deixam enganar por conversa fiada.
    Colegas, lembremos que quando o professor cobra valorização profissional, melhorias na educação, nós também somos beneficiados.
    Achei ridículo o que aconteceu no SEBRAE durante o lançamento de um programa do governo. O tal deputado usar alguns de nós para bajular a governadora, com música do JEGUE FOLIA e DESCASCARALHO. Francamente! Quem conhece a História sabe que antes, na ditadura militar, estudantes usavam músicas revolucionárias como protesto. Como decaímos, não?
    Ainda bem que alguns liceístas possuem senso crítico.

    Abraços a toda equipe do blogue e continuem atualizando.

    ResponderExcluir