Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Desenvolvimento x Educação


                Recentemente, foi divulgada a lista do desempenho dos alunos enquanto escola no Exame Nacional do Ensino Médio. E vejamos, o Maranhão tem a terceira pior nota no ranking nacional. É um descaso tão grande que nos faz questionar: onde estamos errando? É erro meu ou erro do estado? Meus caros leitores sejam vocês professores ou estudantes, o erro é de todos. Como assim, nossa governadora investe em educação? Onde está todo esse investimento? E se estão investindo, cadê o resultado? Exato, não há nenhum. E os estudantes, vocês realmente estão se esforçando para remover nosso nome da lama? Isso mesmo. No fim, o nome do estado está em suas mãos. É decisão sua estudar ou não para passar no tão temido ENEM.
                É curioso pensar assim, mas a verdade é que perdemos o gosto pelo estudo. Precisamos acordar pra vida! Cadê o desenvolvimento educacional do Maranhão? Ops, que desenvolvimento? Não temos. Estamos estagnados por culpa do governo. Não vemos nenhum interesse por parte da nossa “digníssima” governadora em relação à educação. Como podemos avançar na educação se nem ao menos um salário digno nossos professores ganham? Como podemos desenvolver nosso estado se ninguém se interessa? Diante de tanto descaso, nos resta uma única solução. E você sabe que solução é esta! Isso mesmo, só nos resta estudar. Nesse país, meus caros, só seremos o tão sonhado “alguém na vida”, se estudarmos. E você ainda pensa que estudar é perda de tempo, não é? Então pense nisso. Estude, se esforce e, como diria o profº Honilson, acabe com o seu concorrente! Porque senão, ele te derruba.
                Aqui, quem vos escreve é uma aluna do 2º ano do Liceu Maranhense. Só pra constar, o Liceu Maranhense, uma escola que outrora já fora tão prestigiada e bem freqüentada, hoje, no ranking de escola pública estadual no ENEM, ocupa o 1º lugar, mas no geral estadual (pública e privada) ocupa o 24º lugar, enquanto o 1º lugar é ocupado por uma escola de rede privada. E se você é um dos que se orgulham deste 1º lugar na categoria estadual pública, PARABÉNS, você não se preocupa com a educação no seu estado. Não somos merecedores de orgulho quando seu estado tem a terceira pior média no ENEM do país inteiro. É por isso que eu te convido a se juntar conosco, liceístas em protesto, para juntos, fazermos a diferença.
                Comente aqui mesmo no blog o que você acha disto tudo. Compartilhe com seus amigos no facebook, curta, comente e publique o que está acontecendo. Exponha o link no twitter, no MSN, no Orkut, na escola, onde você quiser. Num país democrático como o nosso, o que não vale é ficar calado!
                Apesar do tempo parado, voltamos e vamos continuar aqui, não concordando, não aceitando, não entendendo e, principalmente, protestando.
Texto de: Amanda Drumont.
Colaboradores: Amanda Laryssa e Renata Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário